4 de out. de 2013

E esse 2013, heim?!

Por: Raíssa Fernandes

Impressionante a preguiça que ficamos após o almoço, não é mesmo? Aconteceu comigo dia desses... Domingo de sol, família reunida na casa dos meus avós. Todos alegremente conversando em voz alta e rindo durante a refeição. Depois, uns foram tirar a famosa sesta, outros foram assistir TV, e eu não poderia deixar de aproveitar aquele sol todo, após duas semanas de tempo fechado e chuva. Fui até o quintal e me deitei na rede, em meio as flores, árvores e o canto dos passarinhos... Comecei a pensar em muitas coisas, até chegar em: Meu Deus! Já estamos no mês de setembro!!! E esse realmente foi um ano bastante movimentado, diria até atípico. Tentei organizar os acontecimentos em ordem cronológica, acho que foi algo assim:

Desastres naturais devido às fortes chuvas de verão no interior de São Paulo; início dos atentados a bomba na Síria, que desencadearam uma série de conflitos; as polêmicas entre políticos e projetos a favor de uma suposta “cura gay”; o maior lutador peso por peso, Anderson Silva, terminou a luta nocauteado ao usar de uma estratégia com excesso de brincadeiras e, de quebra, perdeu o cinturão do UFC; e a seleção brasileira, que venceu por 3x0 a Espanha, na Copa das Confederações em uma final emocionante!!! Nossa! O que dizer das manifestações que se propagaram pelo país? Iniciada contra o aumento das passagens dos transportes coletivos, foi agregando insatisfações, como corrupção, preconceito, contra os gastos na construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014, por mais investimentos em escola, saúde, educação... Uma mobilização da sociedade como há muito tempo não se via neste país! E a repercussão mundial da revelação de que os Estados Unidos monitoram ou espionam, informações de “todo mundo”, inclusive da presidente Dilma e da Petrobras! Repercutindo também, a postura firme de uma mulher, presidente de um país emergente, tirando satisfações contra esta violação, com o poderoso Obama.

Aaaah... o voto de desempate do ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, a favor dos embargos infringentes... Que possibilitou uma segunda chance a pelo menos 12 condenados do “Mensalão”, de terem suas penas reavaliadas... E o Rock in Rio, que há muito tempo não tem o rock como exclusividade, contou com muitas atrações bacanas, e teve até cantora norte americana dançando um hit do funk carioca! 

Mas, de todos estes fatos, o que mais me impressionou mesmo foi a descoberta dos brasileiros, de que, unidos, temos muito poder. Só não podemos nos deixar calar, nem desistir. Esse tesouro ainda tem muito a reverberar! Convenhamos, esse 2013..., sem dúvidas, está um ano diferente! Fora do comum, intenso, diria até polêmico! Em pensar que não acabou ainda... e já estou até imaginando o trabalho de quem irá elaborar a Retrospectiva 2013!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification