11 de out. de 2013

Promessas e falta de patrocínio no voleibol feminino de Jacareí

Com a falta de patrocinadores jogadoras deixam de participar do Campeonato Paulista de Voleibol
Por: Mariana Passos e Giannina Chieffi

Bruno, levantador do Al-Arabi Sporting Club. Foto: Divulgação

Promessas de clubes são sempre tratadas como casos isolados, mas no mês de agosto um caso veio à tona, o Clube de Voleibol Feminino de Jacareí ganhou grande repercussão após o escândalo da falta de patrocínio. O Jacareí é um time do interior do Estado de São Paulo, que disputaria a primeira divisão do vôlei brasileiro, 15 jogadoras estão há três meses sem receber salário, após serem enganadas pelo próprio técnico com promessas e a criação do novo projeto, segundo o grupo.

Liderado por jogadoras experientes, como a levantadora Fernandinha, campeã olímpica com o Brasil em Londres 2012, e Renatinha Colombo, o time conta com mais 13 jogadoras que afirmam terem sido enganadas pelo técnico Robson Guerreiro, o Robinho, que convidou as atletas para integrarem o clube, com a promessa de dois patrocinadores acertados: Sedex e o BRB (Banco de Brasília). O grupo se apresentou no início de junho e, desde então, não recebeu um centavo. Os patrocinadores não chegaram e a única mudança na equipe foi a saída do treinador. Os treinos para o campeonato paulista passaram a não ser mais o foco principal, mas sim a busca por patrocinares, onde as atletas saem pessoalmente para buscar recursos que mantenham vivo o projeto recém criado.

Muitas são as promessas dentro do mercado esportivo, o sonho de ir para um time fora da sua cidade ou fora do seu país acabam sendo mais importante do que valores pelos honorários a receber por trabalhar no clube, e muitos esportistas acabam se deparando com esta realidade. Atletas dormem no mesmo quarto, a comida é racionada e, muitas vezes, os salários não são pagos como o combinado. Jogador de Vôlei desde os 16 anos de idade, Bruno atual levantador do Clube Al-Arabi Sporting Club do Kuwait, acredita que o sonho pode influenciar numa decisão precipitada. “O ideal é pesquisar com outros jogadores sobre o clube, e quando se tratar de clube novo, verificar todas as cláusulas do contrato para evitar problemas futuros”, explica.  Já o jogador Jean Pablo do Clube Atlético Mineiro acredita que o melhor, para não sair no prejuízo, é contar com bons agentes e empresários.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification