12 de out. de 2013

Exposição traz olhar desmistificado da sexualidade

Interiores: Diversidades chega a sua 16a. edição no SESC Pinheiros
Por: Gabriela Ferraz

“A exposição desperta o silêncio nas pessoas”,
afirma Walter Antunes. Foto: Divulgação

A exposição ”Interiores: diversidades”, idealizada por Fabio Takarashi e Walter Antunes, está exposta no Sesc Pinheiros (SP) até 10 de novembro. Ela mostra o cotidiano do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), como o ambiente em que vivem e convivem, seus laços, bandeiras e histórias.

Segundo Walter Antunes as fotos tem o objetivo de questionar o olhar preconceituoso da população. “As pessoas precisam baixar os muros e ver o outro, ver o outro como ele é”, complementa Antunes. O projeto foi inicialmente desenvolvido por meio do GADA (Grupo de Amparo ao Doente de AIDS), em São José do Rio Preto (SP). A primeira exposição contava com 20 fotos. Atualmente com a participação do público e das pessoas fotografadas, a exposição apresenta 44 fotos do cotidiano LGBT.

De acordo com a Declaração Universal Sobre a Diversidade Cultural, elaborada pela a Unesco, a cultura deve ser considerada como o conjunto dos traços distintivos espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma sociedade ou um grupo social e que abrange, além das artes e das letras, os modos de vida, as maneiras de viver juntos, os sistemas de valores, as tradições e as crenças. Para a estudante Barbara Martins, as fotos aproximam as pessoas porque tratam o assunto com naturalidade e realidade. 

As fotografias também integram um livro, publicado pelo GADA com apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto em 2010, sobre a exposição que leva o mesmo nome.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification