Aumento do número de contusões é significativo devido a falta de controle em treinamentos dos atletas
Por: Guilherme Cerveira
Um alongamento adequado pode ajudar os atletas a evitar lesões. Foto: Leonardo Pereira |
As lesões são de longe os piores adversários que um atleta pode ter. Independente do esporte praticado, o risco sempre é alto. Mesmo com o acompanhamento de profissionais, muitos atletas ou praticantes sofrem lesões de diferentes tipos, podendo comprometer a carreira pelo resto da vida. De acordo com a professora de educação física Maria Aparecida Romam, a preparação é o ponto chave para que as lesões sejam evitadas. Porém, o risco sempre existe, um movimento mais forte ou então uma corrida mais longa podem trazer danos musculares que levam meses para serem recompostos. Segundo a professora, o excesso de exercícios aumenta ainda mais as chances de se lesionar. “Para evitar as lesões, os atletas devem evitar o excesso de treinos e disputar competições com o intervalo ideal para que o corpo possa descansar da forma correta”, afirma Maria Aparecida.
O fato é que nem todos seguem essas as orientações e acabam exagerando na hora de praticar refletindo em clínicas de fisioterapias lotadas. Segundo Dalvanir Linhares, esportista desde os 18 anos, as lesões interferem e muito na vida do atleta. Contudo, com o desenvolvimento da tecnologia, existem diversas áreas e profissionais que se especializaram no tratamento de atletas. Desta forma, a recuperação fica mais fácil e saudável. “Durante os treinos para a disputa de um campeonato, eu acabei tento uma entorse no joelho esquerdo, essa lesão acabou me impedindo de competir, já que eu fiquei sem poder treinar durantes 2 meses”, conta Linhares.
O acompanhamento de profissionais e o correto uso do corpo são inevitáveis para uma vida sem preocupações, essa dica vale para todos que gostam de esportes e não querem sofrer com exaustivas sessões de fisioterapias.
0 comentários:
Postar um comentário