Pilotar um carro de corrida em um autódromo mundialmente conhecido, deixou de ser mérito de pilotos consagrados com o curso “piloto por um dia”
Por: Renata Vieira
Autódromo de interlagos, ao fundo, carro pilotado por aluno do curso “piloto por um dia”. Foto: Thyffany Sant’anna |
Quem nunca sonhou em dirigir um carro de corrida em um dos maiores monumentos do automobilismo mundial? Sentir a sensação de guiar um carro em um local que foi palco de grandes corridas com grandes nomes do automobilismo como Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi? A partir desse pensamento que escolas de pilotagem ao redor da região de Interlagos, resolveram criar o curso “Piloto por um dia” que tem o intuito de oferecer esta sensação.
O curso já existe há 5 anos e tem como objetivo não somente oferecer a sensação prazerosa de se pilotar em alta velocidade, mas também de trazer as técnicas e fundamentos do automobilismo esportivo para a pilotagem nas ruas. “Muitos dos conceitos passados durante o curso de piloto por um dia podem ser aplicados fora das pistas de competição e, o ensino de técnicas para manter o carro o mais equilibrado possível (fazer curvas com segurança) ou mesmo o uso correto da força motriz,” conta Roberto Manzini, proprietário e fundador do centro de pilotagem Roberto Manzini.
O treinamento conta com a aula teórica, que aborda assuntos como a estrutura do automobilismo esportivo e a parte técnica, que explica e ensina como pilotar um carro de corrida. Por fim, a parte prática, onde o aluno irá pilotar um carro juntamente com um piloto/instrutor. O curso ainda auxilia o motorista a perder vícios, como segurar o volante de forma inadequada, contribuindo com uma forma mais segura de se pilotar o carro no trânsito e tem duração de 6 horas.
O curso “Piloto por um dia” não tem como objetivo formar pilotos profissionais, mas sim atender aos que desejam conhecer as técnicas de pilotagem esportiva e não dispõe de tempo. Segundo Manzini, é muito comum que alunos iniciem o curso e, após verificar a diferença entre este e o de pilotagem esportiva, acabam por realizar os dois e, até mesmo seguir na carreira de piloto profissional.
0 comentários:
Postar um comentário