No início de 2012, o Projeto Azimute foi implantado nos CEUs de Campo Limpo e Capão Redondo na Zona Sul de São Paulo
Por: Gabriela Ferraz e Lívia Donadeli
O esporte de aventura ajuda no desenvolvimento psicológico e social do adolescente. Foto: Gabriela Ferraz |
O Projeto Azimute nasceu de uma iniciativa com o Instituto Asas, idealizado pela Red Bull Brasil, que visa cuidar dos investimentos sociais no país. Com o objetivo de desenvolver o convívio social e pessoal do jovem através da prática de esportes de aventura. O projeto atua no CEUs de Campo Limpo e Capão Redondo e em escolas da região Sul.
Segundo Andreas Martin, coordenador do projeto, as escolas dessa região foram visitadas com a autorização da diretoria ou coordenação. Os alunos interessados poderiam escolher entre as combinações de horários disponíveis nos CEUs.
Os jovens passam três meses de encontros e uma expedição final de cinco dias, que acontece geralmente na Serra da Mantiqueira e na Represa de Paraibuna. Nas expedições os jovens são estimulados com atividades de sobrevivência em grupo e pessoal, como locomoção em campo, remar na represa, se orientar com bússola, cozinhar, armar barraca, entre outras atividades necessárias para a vivência na natureza.
Todo desafio é revivido em rodas de debriefing. Nessas rodas o participante é verbalizado, e assim apropriado, para então aplicar em situações do dia a dia. Andreas acredita que o jovem inserido no programa sai da sua zona de conforto, propiciando uma maior abertura para novos desafios. “O ambiente
natural proporciona uma neutralidade dificilmente encontrada em outros meios: se chover, todos irão se molhar, independente de cor, gênero ou idade”, afirma.
A recepção por parte dos jovens oscila, enquanto uma parte dos alunos se encantam com as imagens e a perspectiva de viver uma aventura, para a outra maioria a proposta é difícil de ser acessada, resultando em desinteresse.
Para a psicóloga Adriana Navarro Nabeiro, essas atividades auxiliam na formação da identidade psicológica do adolescente, fazendo com que ele se descubra interna e externamente. É possível desenvolver habilidades de cooperação, respeito de viver, integração e autoestima.
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