Por: Mariana Passos
A Rede Social é um filme americano de 2010, roteirisado por Aaron Sorki, sobre a fundação da rede social Facebook e seus desdobramentos. O filme foi dirigido por David Fincher, com um elenco composto por Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Max Minghella, Josh Pence, Brenda Song, Joseph Mazzello, Rashida Jones e Rooney Mara. Nenhum funcionário do Facebook ou seu fundador Mark Zuckerberg, se envolveu na produção do filme. Em alguns países, o filme foi classificado como "inadequado para menores de 14 anos".
Mark Zuckerberg é um gênio da computação que após levar “um fora” resolve criar, numa espécie de vingança, um site para descobrir qual a garota mais gostosa da universidade. Com a ajuda de seu amigo Eduardo Saverin, invade os computadores e consegue todas as fotos das estudantes. Essa brincadeira acabou levando os computadores da universidade ao colapso devido à enorme quantidade de acessos. A fama pelo que fez logo se espalhou chamando atenção da comunidade dos “garotões sarados”, que lhe fizeram uma proposta para montar um site e divulgar o clube fechado ao qual pertenciam. Mas, como uma ideia leva a outra, Mark resolve em paralelo criar algo melhor e contando com a ajuda financeira de Eduardo ambos embarcam nesse empreendimento que chamaram de “The Facebook”. O sucesso, quase que instantâneo, causa a inveja dos garotos que haviam feita a proposta à Zuckerberg e passam a acusá-lo de roubar suas ideias. Para complicar mais ainda, sua ambição e paixão pelo projeto, leva também o fiel amigo Eduardo, sentindo-se traído, a se afastar. Um filme não oficial que conta a história da criação do site facebook e tudo o que aconteceu da sua criação até os tribunais de justiça americanos. Afinal, você não faz 500 milhões de amigos sem ganhar alguns inimigos!
Com uma linguagem bem complexa e rápida o filme divide opiniões sobre a qualidade do filme, uns achando-o bem cansativo, já outros fascinante. Atualmente são mais de 14,58 milhões de uploads de fotos por hora, ou seja, 243 mil por minuto ou 4 mil por segundo. Nem o site especializado em fotografias Flickr recebe tantas fotos: são "apenas" 3,5 milhões por dia, segundo o The Verge, e o total é de oito bilhões.
“A Rede Social” é um filme sobre a criação do Facebook, mas vai além. A história também é sobre as relações cada vez mais vazias que começaram a ser criadas a partir da internet e das suas redes sociais. As pessoas passaram a dar mais importância a conhecer outras pessoas e a se conectarem a elas, não mais pelo convívio pessoal, mas sim por estarem ligadas na internet. Em uma rede social, as pessoas disputam seguidores ou amigos, quanto maior for a quantidade de visualizações em seu perfil, mais popular a pessoa se torna. Mas qual é o real significado da amizade, se não a de poder conversar, confidenciar segredos, abraçar, ou até ter um ombro amigo pra chorar. Quantos desses “amigos virtuais” realmente são seus amigos?
0 comentários:
Postar um comentário