15 de out. de 2013

Exposição leva a obra de Stanley Kubrick ao Museu da Imagem e do Som

O diretor era conhecido por apresentar inovações técnicas e dirigir filmes com temas diversos
Por: Leandro Correia

Kubrick nos bastidores de 2001 – Uma
Odisseia no Espaço. Foto: Divulgação

Chamada de vídeo através de aparelhos eletrônicos que proporcionam comunicação visual com outra pessoa que esteja há quilômetros de distância pode parecer algo recente, revolucionário e até impensável há alguns anos. Mas, em 1968, o diretor Stanley Kubrick já abordava essa tecnologia, naquele que talvez seja sua obra-prima: "2001 - Uma Odisseia no Espaço". A grandiosidade de toda a obra do diretor americano, também responsável por outros clássicos do cinema como "Laranja Mecânica", "O Iluminado", "Lolita" e "Spartacus", estará exposta ao público no Museu da Imagem e do Som, a partir do dia 11 de outubro.

A mostra que ficará no museu até janeiro de 2014, apresenta a singularidade das obras e influências do diretor a partir de centenas de documentos originais, como materiais em áudio e vídeo e diversos objetos de cena, desde os figurinos até scripts e fotos utilizados em seus longas-metragens. Será possível conferir de perto a roupa das gêmeas de "O Iluminado", o capacete dos soldados de "Nascido Para Matar" ou o kit de sobrevivência do "Dr. Fantástico".

Roupa utilizada no filme Laranja Mecânica também
será exposta. Foto: Divulgação
Segundo a assessoria do museu, o diretor executivo do MIS André Sturm, ficou responsável por adaptar a exposição de maneira exclusiva, proporcionando aos visitantes uma experiência sensorial inovadora no rico universo de Kubrick. “Cada espaço reserva grandes surpresas, e temos certeza de que essa exposição será inesquecível para cada um dos visitantes. A ideia é que ela incentive não só os admiradores de Kubrick, como também grande parte do público que desconhece o universo deste grande diretor", revela. A curadoria da exposição é de Hans-Peter Reichmann e conta com a colaboração de Christiane Kubrick, viúva do cineasta. O MIS também será coeditor do livro "Conversas com Kubrick", de Michel Ciment (Cosac Naify), que será lançado esse mês.

A visitação acontece entre os dias 11 de outubro e 12 de janeiro de 2014. O Museu da Imagem do Som é aberto de terça a domingo, em horários alternados. Os ingressos vão de R$ 5,00 à R$ 20,00, com entrada gratuita às terças-feiras. Para mais informações, acesse o site: www.mis-sp.org.br.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification