O treinamento funcional mostra porque o surf não está presente apenas nos litorais, com o preparo antecipado em solo, o resultado pode ser muito melhor
Por: Guilherme Cerveira
Alguns dos equipamentos mais comuns para a prática dos exercícios funcionais. Foto: Divulgação |
O surf é umas das modalidades esportivas que mais cresce com o passar dos anos, seja por hobby ou então profissionalmente. No Brasil já são mais de 200 atletas profissionais que vivem especificamente do esporte, disputando campeonatos ao redor do mundo inteiro. A elite do surf, conta com 32 atletas, sendo 8 deles brasileiros, e uma etapa pode ter a premiação de até 100 mil dólares para o campeão. Esse constante crescimento do esporte acabou criando um novo segmento nas academias, voltado totalmente para a preparação dos atletas, o treinamento funcional visa uma melhora física e mental para o surfista, trazendo a ele os benefícios na hora de ir para água e um número menor de lesões.
Hoje existem academias especializadas somente em treinamento funcional, os exercícios e equipamentos são totalmente focados em movimentos para resistência, equilíbrio, respiração e flexibilidade. O fator mais relevante é que esse treinamento pode ser feito por qualquer adepto do esporte, seja ele amador, profissional ou praticante. Para Domingos João Felipe, professor de treinamento funcional e também surfista, nota-se uma procura maior por “surfistas de finais de semana” devido à periodicidade dos exercícios e explica que existe uma grande diferença desse treinamento especifico para a musculação convencional. “A musculação é um treino localizado, voltado para estética. O funcional voltado para o surf é um treinamento global que envolve várias partes do corpo aprimorando a consciência corporal do surfista”, explica.
Perguntado sobre a prevenção de lesões, Felipe ainda afirma que essa pratica é ideal, pois os movimentos reproduzidos em solo são repetidos quando o atleta está dentro da água. “O treinamento funcional reproduz os movimentos específicos da modalidade, antecipando uma defesa do corpo para movimentos inesperados durante o surf.”, comenta.
Para os atletas a melhoria pode ser sentida até mesmo longe das praias. Pedro Niccioli pratica treinamento funcional há 3 meses e, de acordo com ele, os resultados são satisfatórios. “Sinto uma grande diferença. Me sinto mais disposto no dia a dia e meu corpo esta mais bonito, treinamento funcional tem me feito muito bem”, explica. Ele completa que além dos benefícios corporais a evolução também é sentida no surf . O treinamento funcional me proporciona elasticidade e força para praticar o surf e fazer as manobras com mais facilidade e técnica, pois esse tipo de treino oferece equilíbrio e concentração.
0 comentários:
Postar um comentário