Por Leandro Correia
Atraídos pela facilidade, consumidores compram cada vez mais pela internet. Foto: Banco de Imagens |
Praticidade, rapidez, comodidade e muitas vezes até preços reduzidos. São alguns desses aspectos que fazem o número de pessoas que realizam compras pela internet crescer a cada ano no Brasil. Pesquisa divulgada pela Fecomercio de São Paulo mostra que quase 63% dos paulistanos fazem compra pela internet. Um crescimento de 11 pontos em relação ao mesmo período do ano passado.
O número de reclamações subiu de 1690 para 1869 nesse ano. Foto: Banco de Imagens |
Mas muitas vezes o fácil e
barato pode sair caro e gerar muita dor de cabeça, como no caso da
Supervisora de Vendas Andréia Cristina da Silva Rodrigues, 33. Ela
realizou uma compra através de um site de compras coletivas e acabou
sendo vítima de um golpe. Há 1 ano, ela adquiriu um pacote de massagem e
drenagem linfática e parcelou em 3 vezes. Quando foi marcar a data da
utilização do produto, eles só possuíam datas disponíveis após 3 meses,
exatamente o prazo em que as parcelas terminariam de ser debitadas do
cartão de crédito. Sem suspeitar de nada, Andréia aceitou, mas a
surpresa veio quando ela foi no dia marcado até o local: “Eu cheguei lá e
as portas estavam fechadas. Eles fizeram tudo de cabeça pensada, foi
estelionato com certeza”, afirma.
Andréia, assim como outras pessoas lesadas pela clínica, abriu uma relação no site e pediu a devolução do dinheiro. No caso de Andréia tudo terminou bem e ela foi ressarcida: “Fiquei contente que tudo acabou bem, mas em outra situação poderia ter sido pior”.
Andréia se considera sortuda por ter recuperado seu dinheiro. Foto: Leandro Correia. |
Antes de realizar uma compra pela internet é muito importante pesquisar sobre a empresa e desconfiar de preços muito abaixo do mercado. Vale também pesquisar as opiniões de outros clientes, de preferência em outros sites. E se certificar de que seu antivírus está funcionando para que não haja nenhum tipo de invasão.
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