24 de set. de 2012

Atenção do consumidor ao comprar pela internet deve ser redobrada

No primeiro semestre de 2012, o número de reclamações no Procon contra sites de compra subiu 10% em relação à 2011
Por Leandro Correia


Atraídos pela facilidade, consumidores compram cada vez mais pela internet.
Foto: Banco de Imagens


Praticidade, rapidez, comodidade e muitas vezes até preços reduzidos. São alguns desses aspectos que fazem o número de pessoas que realizam compras pela internet crescer a cada ano no Brasil. Pesquisa divulgada pela Fecomercio de São Paulo mostra que quase 63% dos paulistanos fazem compra pela internet. Um crescimento de 11 pontos em relação ao mesmo período do ano passado.


O número de reclamações subiu de 1690 para 1869 nesse ano.
Foto: Banco de Imagens
Mas muitas vezes o fácil e barato pode sair caro e gerar muita dor de cabeça, como no caso da Supervisora de Vendas Andréia Cristina da Silva Rodrigues, 33. Ela realizou uma compra através de um site de compras coletivas e acabou sendo vítima de um golpe. Há 1 ano, ela adquiriu um pacote de massagem e drenagem linfática e parcelou em 3 vezes. Quando foi marcar a data da utilização do produto, eles só possuíam datas disponíveis após 3 meses, exatamente o prazo em que as parcelas terminariam de ser debitadas do cartão de crédito. Sem suspeitar de nada, Andréia aceitou, mas a surpresa veio quando ela foi no dia marcado até o local: “Eu cheguei lá e as portas estavam fechadas. Eles fizeram tudo de cabeça pensada, foi estelionato com certeza”, afirma.


Andréia, assim como outras pessoas lesadas pela clínica, abriu uma relação no site e pediu a devolução do dinheiro. No caso de Andréia tudo terminou bem e ela foi ressarcida: “Fiquei contente que tudo acabou bem, mas em outra situação poderia ter sido pior”.

Andréia se considera sortuda por ter recuperado seu dinheiro.
Foto: Leandro Correia.


Antes de realizar uma compra pela internet é muito importante pesquisar sobre a empresa e desconfiar de preços muito abaixo do mercado. Vale também pesquisar as opiniões de outros clientes, de preferência em outros sites. E se certificar de que seu antivírus está funcionando para que não haja nenhum tipo de invasão.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification