29 de set. de 2012

Aumentam as vendas de livros no Brasil enquanto cai número de leitores

Pesquisas mostram que brasileiro preferem internet, amigos e televisão em vez de livros
Por: Audrey Pujol
 
Mulheres têm maior hábito da leitura. 
Foto: Vinicius Buzzetti

As vendas de livros no Brasil geraram um faturamento superior a R$ 4,5 bilhões para as editoras em 2011. O número de exemplares comercializados subiu 13,12%, e atingiu 437,9 milhões, apontou pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em contrapartida, o número de leitores caiu 9,1% no país em quatro anos. A principal razão para a diminuição é que o hábito de ler perdeu espaço para TV, amigos e diversão on-line. Enquanto 24% preferiu ler, 85% costumam ver TV.

O segmento que mais cresceu em vendas foi o de livros religiosos. A explicação mais provável é o avanço da classe C. Em segundo lugar, veio os livros didáticos, influenciados pela mudança ortográfica. Com as novas regras, os pais deixam de reaproveitar os livros usados pelos filhos mais velhos.
Livros de religião tiveram maior aumento nas vendas.
Foto: Vinicius Buzzetti

As mulheres são maioria entre as pessoas com o hábito de ler pelo menos um livro a cada três meses (57%). As faixas etárias que mais reúnem pessoas com o hábito de ler são: 30 e 39 anos (16% do total); 5 e 10 anos (14%) e 18 e 24 anos (14%).

A queda do número de leitores foi apontada em todas as regiões brasileiras, com exceção ao Nordeste, que ganhou um milhão de leitores entre 2007 e 2011, nessa região a penetração da leitura subiu de 50% para 51%. Por outro lado, no Sudeste, a penetração caiu de 59% para 50% do total da população e hoje responde por 43% do total de leitores, dois pontos percentuais a menos que na última edição da pesquisa. Nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul vivem 8%, 8% e 13% dos leitores brasileiros, respectivamente.
Brasileiro prefere tempo com os amigos e com internet.
Foto: Vinicius Buzzetti
Ainda que o resultado da pesquisa mostre o enfraquecimento do hábito de leitura no país, os brasileiros se mostraram mais otimistas: 49% deles afirmaram que atualmente lê mais do que no passado.

1 comentários:

Ana Lu disse...

Hahaha que legal tô famosa!!Gostei,blog bem chic esse!!^^

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification