14 de set. de 2012

Brasileiros perdem oportunidades por não saber investir

Conversar com gerente e definir qual o perfil do investidor são fundamentais antes de poupar e ganhar dinheiro
 Por: Raíssa Fernandes

Poupança é segura apesar de não render muito a curto prazo.
Foto: Banco de Imagens


Embora as instituições financeiras ofereçam várias formas de investimentos aos clientes, o povo brasileiro não possui esta cultura.  Por conta disso, perde as oportunidades que o mercado oferece.

Segundo Fátima Maria, gerente de relacionamento de uma instituição bancária, o principal fator para a escolha do investimento é conhecer o perfil do aplicador. Existem três tipos: conservadores, agressivos e moderados. Para cada um deles, diferentes formas de investimentos.

Os conservadores são investidores que não querem se arriscar no ramo financeiro e procuram maior estabilidade. Fundos de renda fixa são os mais indicados: apresentam baixa rentabilidade e não tem histórico de perdas. Como exemplo a Poupança, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o LCI (Letra de Crédito Bancário). 
Aplicar na Bolsa de valores é um exemplo de investimento agressivo.
Foto: Banco de Imagens

Já os agressivos não se importam em investir a longo prazo, nem com perdas e oscilações. Nesse caso são indicados investimentos com movimentação livre e rentabilidade variando de acordo com a cotação. 
Aos moderados, que desejam segurança e retorno acima da média, são recomendados uma mescla de investimentos agressivos com renda fixa. 

Os multimercados apresentam rentabilidade mediana aos investimentos em prazo maior. Um exemplo: o investidor guarda dinheiro na poupança e, depois de certo tempo, aplica em ações. 

Tempo e renda também são importantes para se saber investir.
Foto: Banco de Imagens
A gerente completa dizendo: “É preciso que o investidor analise qual o melhor para sua necessidade, e o gerente deve explicar direito para que ele não encontre problemas depois”.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification