Por: Denis Pritsch
Apesar de o Brasil ter conseguido o maior número de medalhas em uma edição das Olimpíadas, os brasileiros tiveram um desempenho ruim e a maioria dos atletas de modalidades tradicionais, como o futebol, decepcionaram. Diante do trágico cenário, o governo lançou um programa de incentivo para os atletas com vistas à próxima Olimpíada, a ser realizada no Brasil.
Aumentar o apoio aos atletas com certeza vai ajudar o país a ficar bem posicionado no ranking, entre os países mais tradicionais em Olimpíadas. Até que ponto tanto esforço não cria uma imagem falsa do país?
Como sabemos a educação é muito falha, prova disso foi o fracasso escolar atestado nesta semana com os resultados dO IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Ainda assim, faz sentido priorizar o esporte?.
Não! O Brasil poderia incentivar e priorizar a educação e em ótimas estruturas acadêmicas promover o esporte escolar e universitário. Um bom exemplo está nos EUA, onde os atletas norte-americanos praticam esportes em troca de bolsas de estudos em renomadas Universidades.
Enquanto criamos heróis nacionais no esporte ou eventos de visibilidade internacional, a educação envergonha qualquer time.
0 comentários:
Postar um comentário