11 de set. de 2012

Projeto Encontros traz espaços culturais para o metrô de São Paulo

Atrações gratuitas e diárias estão a serviço das milhões de pessoas que circulam diariamente pelo metrô.
Por: Allyne Pires e Gabriela Ferraz
A partir das 17h de segunda a sexta-feira qualquer pessoa pode mostrar seu talento.
Foto: Allyne Pires. 


Com intuito de construir e reconstruir a cultura, a Cinemagia lançou o projeto Encontros em 2010, inédito no mundo. Que coopera na transformação das estações do Metrô de São Paulo.

De início apenas na estação Paraíso, hoje o projeto está nas estações Artur Alvim e Corinthians-Itaquera, Santa Cecília, São Bento e República.

Junto com o projeto Linha da Cultura, que abrange outras estações, oferece atrações musicais, teatro, cinema, oficinas, espaço infantil e tem exposições permanentes e itinerantes.

José Luís observa a exposição de Maurício Vieira que
está na estação Paraíso. Foto: Allyne Pires
O assistente financeiro José Luís (59) conta que sempre vê as exposições e os espetáculos. Prefere as pessoas que tocam os pianos, colocados nas estações mais movimentadas. Apesar de elogiar a iniciativa gostaria que o projeto crescesse mais. O estudante de ciência da computação Tiago Eno (23) completa “porque você sai do cotidiano, quebra aquele ritmo apressado e a cidade não fica tão cinza”.

No dia 4 de setembro, às 17h45, o cantor Kiko Zambianchi se apresentou na estação Paraíso. Curtas da Academia Internacional de Cinema (AIC) foram apresentados no dia 6, das 13h às 14h, na parte de Encontro de Cinemas, em Corinthians-Itaquera.

Uma das exposições permanentes é o Memorial do Corinthians, na estação Corinthians-Itaquera. Outras estações vinculadas a times de futebol – como Palmeiras-Barra Funda, Portuguesa-Tietê e Santos-Imigrantes – receberão espaços similares.


Convidado a expor, o artista plástico e fotógrafo Miguel de Frias (50) acredita que “a iniciativa desenvolve um despertar para as questões culturais seja na arte ou na ciência”. Sua obra “Poesis – série São Paulo” começou a ser exibida na estação Sacomã, partindo para Artur Alvim, Vila Madalena, Jardim Paulista e Paraíso entre 2010 e 2011.

Na estação Paraíso estava exposto do dia 17 de agosto a 11 de
setembro a história do selo no Brasil. Foto: Allyne Pires

Qualquer um pode expor sua arte. É necessária inscrição no site do Metrô, que fornece o regulamento e o formato que as obras devem ter.

Outras informações são encontradas no site do projeto e do Metrô de São Paulo (http://www.metro.sp.gov.br), incluindo um Tour Virtual.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification