28 de set. de 2012

RESENHA: Pinóquio: Uma nova arte


Por:  Cleane Nunes

“Um boneco esculpido de madeira, com o desejo de torna-se um menino.”
Foto: Cleane Nunes
Exposição instalada no SESC Belenzinho, conta com nove núcleos, cada um representando as aventuras de Pinóquio. É uma mostra que conta essa história dialogando com a arte contemporânea e estimulando o público a participar; trata-se de uma aproximação com o mundo da arte e com o personagem de uma forma diferente e direta.

A mostra nasceu de uma interpretação livre da verdadeira história escrita pelo autor Carlos Collodi há mais de um século, que conta o processo de crescimento e amadurecimento de Pinóquio.

Camilla Guiral, 24 anos, arte-educadora da exposição, conta que a mostra permite ao público vivenciar as aventuras de Pinóquio de uma forma lúdica. “Essa exposição é muito interessante para o público infanto-juvenil vivenciar cada fase por qual o personagem passou, e sendo capaz de colocar-se em jogo com espírito crítico e sensibilidade artística”.

Teatro das Marionetes: O consciente e o inconsciente
Foto: Cleane Nunes
 Os núcleos estão representados pelos nove meses de gestação, que são: a Floresta Suspensa, O caminho das Bolas, Teatro de Marionetes, O Voo do Pombo, O Castelo de Açúcar, Paredes as Avessas, Mar Aberto, O Monstro Marinho e Quem é Quem.

A Floresta Selvagem, que seria o ponto inicial da aventura, traz a madeira, a origem do personagem. Neste ponto o público pode sentir a essência da materialidade: odor, presença física, tátil e visual; dando a possibilidade de imaginar através da ação, como Gepeto deu a vida a um pedaço de madeira. 
As instalações contam passo a passo a ilusão vivida por qualquer criança, inclusive por Pinóquio, tanto quando passou pelo Teatro de Marionetes, ou como quando acreditou que podia semear e colher dinheiro nos campos. 

Cada instalação traz a sensação de como foi às aventuras vividas por Pinóquio. As marionetes dão a sensação do consciente e do inconsciente deste personagem falando ao seu ouvido.

O núcleo Paredes Avessas dá a possibilidade de transgressão que ultrapassa a ideia de liberdade e que elimina toda forma de repressão e de censura, onde o visitante pode se expressar rabiscando as paredes.
Mar aberto e o Monstro Marinho são as instalações que trazem a sensação de determinação e esforço físico para ultrapassar os obstáculos, a ideia é enfrentar nossos ‘monstros’ interiores para que possamos nos libertar de suas garras.

Ao fim da aventura vivida no lugar de Pinóquio, o público é envolvido pelo processo de transformação interior com o próprio eu, ao caminhar na última instalação vendo ao invés de sua própria sombra, a de Pinóquio, dando a sensação de ser o próprio personagem da história.

A exposição é recomendável a pais e filhos interessados em literatura e autoconhecimento.

Paredes as Avessas: expressão e liberdade
Foto: Cleane Nunes


SERVIÇO: Exposição fica até 18 de novembro no SESC Belenzinho.
Rua: Padre Adelino, 1000, próx: Metrô Belém.
Tel: 011- 2076-9700
Visitação: terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, das 10h às 21h / Domingos e feriados, das 10h às 19h30
Classificação livre
Grátis.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification